Automutilação em adolescentes no ambiente escolar no brasil.
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Resumo
A automutilação entre adolescentes, especialmente em ambientes escolares públicos,
representa um desafio significativo para profissionais de saúde mental e educadores.
Este estudo realiza uma revisão abrangente da literatura acadêmica dos últimos dez
anos para elucidar a prevalência, os fatores contribuintes e as consequências da
automutilação nesse grupo de indivíduos. Utilizando as bases de dados Scielo,
Scopus e Capes, a pesquisa examina uma variedade de estudos para obter maior
compreensão sobre esse fenômeno complexo. Os resultados destacam a natureza
multifacetada da automutilação, que muitas vezes decorre de uma combinação de
vulnerabilidades intrapessoais e fatores externos. Dificuldades emocionais, pressões
sociais e mecanismos de enfrentamento mal adaptativos surgem como temas comuns
na literatura revisada. Além disso, o estudo lança luz sobre os desafios únicos
enfrentados pelos adolescentes no ambiente escolar, onde o desempenho acadêmico,
as relações entre pares e as expectativas sociais se cruzam. Uma conclusão
importante desta pesquisa é a necessidade urgente de intervenções proativas e
mecanismos de apoio. A identificação precoce e a visão abrangente, desses casos
são fundamentais para mitigar os impactos negativos da automutilação e promover o
bem-estar dos adolescentes. Este estudo destaca a importância de uma abordagem
integrada, envolvendo profissionais de saúde, educadores, famílias e a comunidade
em geral, para enfrentar esse desafio crescente de saúde mental entre os jovens.
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Palavras-chave
Citação
NASCIMENTO, Fabriza Almeida et al. Automutilação em adolescentes no ambiente escolar no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UniFTC, Feira de Santana, 2024.